Projetos

ALEFE
INFE

 

ALEFE - Discurso em contextos institucionais: o Alemão para Fins Específicos na interação acadêmica nas Ciências Humanas

A língua alemã tem se mostrado um dos mais importantes instrumentos para o desenvolvimento não só de pesquisa, mas para o próprio desenvolvimento dos profissionais, pois é um dos principais idiomas utilizados pela comunidade acadêmica internacional. Especialmente nas áreas de trabalho das Ciências Humanas existe uma considerável produção em língua alemã que não é traduzida para nenhuma outra língua, o que, entre outros fatores, motiva e justifica o presente projeto. O Projeto ALEFE responde à necessidade de elaboração de material didático de Alemão para Fins Específicos, fundamentando-se em estudos detalhados sobre a interação em contextos acadêmicos, e é parte integrante do Projeto LEFE (Discurso em Contextos Institucionais: Língua Estrangeira para Fins Específicos).

Através da análise de textos específicos da área - da macroestrutura, da coesão e da coerência, da pragmática relacionada à língua para fins específicos e de fatores extralingüísticos, como a variável social dos participantes da comunicação, a situação e a realização das intenções daquele que produz o texto, pretende-se contribuir com resultados importantes sobre a interação em contextos acadêmicos.

Além disso, o Projeto pretende a catalogação sistemática de textos alemães representativos das Ciências Humanas a consolidação de uma tipologia textual que também considere os aspectos culturais.

(Descrição do projeto em alemão)

Participantes

Adriene Baron Tacla é Mestre em História Social pela UFRJ, doutoranda (CNPq) em Arqueologia Européia na University of Oxford . Colabora na seleção de textos da História Antiga e Arqueologia Pré-Histórica, provenientes dos seus estudos do sítio arqueológico de Hallstatt, localizado no estado de Baden-Württemberg, Alemanha.

Maria José Pereira Monteiro é Doutora em Didática de Línguas Estrangeiras pela Technische Universität Berlin, e responsável por este Projeto na UFRJ. Trabalha desde 1980 com o desenvolvimento de Cursos de Língua Instrumental.

Silvia Dorotea B. de Melo é Mestre em Letras Modernas, ministra cursos de Alemão Instrumental desde 1986 na UFRJ. Coordenou juntamente com a Profa. Dra. Maria José Monteiro, o Projeto “Alemão Científico na UFRJ” (parceria FUJB e DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).

Ulrich Steinmüller é Professor Titular de Alemão como Língua Estrangeira do Instituto de Língua e Comunicação da Technische Universität Berlin, é co-responsável pelo desenvolvimento do projeto e, atualmente, coordena um SEMINÁRIO centrado na análise lingüística dos textos selecionados.

Ana Cristina Silva dos Reis é licenciada em Letras Português-Alemão pela UFRJ. Atualmente, cursa o Mestrado em Lingüística Aplicada na UFRJ pesquisando o processo interacional de leitura em Alemão como língua estrangeira. Leciona atualmente como professora substituta de Alemão junto ao Departamento de Letras Anglo-Germânicas na UFRJ.

 

 

Projeto INFE – Inglês para Fins Específicos

O inglês é, sem dúvida alguma, a língua estrangeira mais empregada como ferramenta de desenvolvimento profissional e acadêmico. A quantidade de publicações especializadas, científicas e acadêmicas, em língua inglesa, divulgadas nos mais diversos meios, torna a aprendizagem da mesma uma necessidade. A importância e a utilidade da aprendizagem da língua inglesa para a formação profissional e acadêmica são inegáveis. Exatamente por isso, a aprendizagem deve ser norteada pelas necessidades específicas de cada aprendiz, ou seja, são fundamentais não só os aspectos relativos à especificidade de cada área de conhecimento, mas também as habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a forma de interação almejada.

No âmbito do projeto INFE são feitos estudos referentes ao ensino e à aprendizagem do Inglês para Fins Específicos, bem como estudos referentes à interação em contextos institucionais, focalizando, entre outros, aspectos da interação em sala de aula.

Coordenação: Profa. Dra. Maria José Pereira Monteiro

Alessandra Bittencourt Alcântara é graduada em Letras – Português e Inglês pela Uerj e Mestranda do Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada da UFRJ. Leciona em escola técnica da rede estadual, onde trabalha com Inglês Instrumental na área de Transportes.

Alíria de Britto Duque é graduada em Letras - Inglês e Literaturas pela UERJ e Mestre em Lingüística Aplicada pela UFRJ, leciona em escolas públicas e ministra cursos livres de inglês instrumental, estuda abordagens de ensino da língua inglesa.

Celina Frade é Doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da disciplina ' Inglês Jurídico' no curso de graduação em Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.  Pesquisadora do inglês jurídico (legal English) no Brasil, especialmente na área de contratos internacionais. Ministra o curso CLCI- curso de leitura de contratos internacionais nas principais capitais do país. Publicações no Brasil e no exterior.

Márcio Luiz Corrêa Vilaça (UFRJ/UFF/UNIGRANRIO) é Mestre em Lingüística Aplicada pela UFRJ, doutorando em Letras(Estudos Lingüísticos) pela UFF. Leciona em cursos de graduação e pós-graduação em Letras e em cursos de Inglês Instrumental e Inglês Técnico em diversas áreas (Informática, Petróleo, Meio-Ambiente). É autor do livro Vocabulário Rápido em Inglês , publicado pela Editora Ciência Moderna.

Patrícia Elizabeth Peres Martins é Especialista em Língua Inglesa pela UERJ e atualmente cursa o Mestrado em Lingüística Aplicada na UFRJ, no qual estuda um contexto de Inglês para Fins Ocupacionais. Trata-se de pesquisa sobre um curso de Inglês para Atendentes de Restaurantes, observando de que forma um professor reflexivo define e modifica os rumos deste curso a partir do feedback de todos os participantes do processo de ensino-aprendizagem.

Patrícia Furtado é Mestranda do Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada da UFRJ.

 

Webmaster: Maurício Lopes de Oliveira