A Diadorim: revista de estudos lingüísticos e literários é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O seu objetivo é divulgar as investigações linguísticas e literárias inéditas desenvolvidas  por pesquisadores brasileiros e/ou estrangeiros.  A temática da revista está centrada nas grandes áreas de concentração do Programa: Língua  Portuguesa, Literatura Brasileira e Literaturas Portuguesa e Africanas.

Para acessar a Revista Diadorim, as diretrizes para os autores e as normas de apresentação de trabalhos, clique  no link:
http://www.revistadiadorim.letras.ufrj.br/index.php/revistadiadorim
Temática    

O Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ tem envidado esforços no sentido de difundir os resultados dos trabalhos desenvolvidos em suas três grandes áreas de concentração e de promover a pesquisa em língua e literaturas de língua portuguesa (no Brasil, na Europa e na África). Para tanto, criou a Diadorim: revista de estudos lingüísticos e literários, cujo objetivo é divulgar as investigações lingüísticas e literárias inéditas desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e/ou estrangeiros.

A revista terá periodicidade semestral: um número contemplará estudos literários e outro, estudos lingüísticos.
A temática de cada número se baseará nas áreas de pesquisa previstas no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas.

Estudos literários: serão aceitos artigos que se dediquem aos seguintes temas:

1) Estudos de poesia e/ou narrativa brasileira
2) Literatura brasileira: estudos interdisciplinares
3) Literaturas portuguesa e africanas: relação entre cultura e arte
4) Estudos de poesia portuguesa e africana – poesia e poética
5) Estudos de narrativa portuguesa e africanas: relação entre memória, história e literatura

Estudos linguísticos: poderão contemplar alguns dos temas listados a seguir:

1) Língua e sociedade: variação e mudança (descrição da realidade lingüística do português nos planos sincrônico e diacrônico)
2) Língua e ensino
3) Língua e discurso
4) Língua e Acústica
5) Língua e interface morfologia-semântica
Seleção dos Artigos

Serão aceitos originais de professores e estudantes de pós-graduação sob forma de artigos inéditos e resenhas de livros nacionais ou estrangeiros de interesse das duas grandes áreas (língua e literatura).

Os trabalhos serão submetidos a um conselho editorial composto por especialistas de consagrada competência científica e de incontestável saber nas diferentes áreas de estudo contempladas pela revista.

Os textos, sem identificação autoral, serão encaminhados a dois pareceristas. Os pareceristas poderão sugerir alterações de estrutura e de conteúdo. No caso de julgamentos divergentes, o trabalho é enviado a um membro do conselho editorial.

Com a publicação do trabalho, os direitos autorais ficam cedidos à revista, que poderá veiculá-lo por meio impresso ou pela internet.


Normas para apresentação de Trabalhos


| HOME | CURSOS | PRODUÇÃO ACADÊMICA | CONTATO | INSTITUCIONAL |

posverna@letras.ufrj.br
Copyright © 2006 Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ