UFRJ- FACULDADE DE LETRAS – PG em Letras Vernáculas
I Encontro Internacional do Projeto de Processos Urbanos – PPU
De 17/03/2008 a 20/03/2008
 capes faperj
                      
Inscrições
Prazos
Programação/resumos
Cartaz do evento

Apresentação geral e objetivos do evento:

O Primeiro Encontro Internacional do Projeto Processos Urbanos inicia uma etapa importante para a pesquisa em variação e mudança do português no Brasil a partir da criação de uma rede científica entre pesquisadores do Brasil, da América Hispânica, da França e da Alemanha. O Projeto Processos Urbanos visa intensificar estudos que possibilitem compreender as relações entre as estruturas básicas da sociedade moderna, como migração e urbanidade, e o instrumento humano fundamental de comunicação e de estruturação do conhecimento: a língua. Acreditamos que existem lacunas de pesquisa a esse respeito. Nesse sentido, o objetivo do projeto é desenvolver e operacionalizar os conceitos teóricos e procedimentos empíricos adequados. A integração de pesquisadores estrangeiros permitirá a comparação com situações sociolingüísticas parecidas, mas não iguais, de modo a diferenciar o universal do particular.

Escolhemos o Rio de Janeiro como sede ideal para o primeiro encontro de um projeto aberto, aproveitando as comemorações dos 200 anos da vinda da Família Real para o Brasil, marco histórico que determinou complexas transformações na configuração sócio-econômica e cultural da cidade. Além disso,  consideramos que a urbanidade é um fenômeno cujo impacto sócio-cultural caracteriza mais nitidamente as sociedades modernas da România Nova do que as da velha Europa e, por isso, um projeto de variação lingüística a partir dessa perspectiva deveria começar aqui. A conveniência temática se junta à acadêmica: a Universidade Federal do Rio de Janeiro tem sido um centro precursor dos estudos variacionistas no Brasil e congrega um grande número de especialistas na área.

O Evento está vinculado ao Projeto Retratos da mudança no sistema pronominal: usos tratamentais cariocas na diacronia e sincronia, aprovado no Edital Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ/2007. A realização do segundo encontro em universidades alemãs (FU Berlin ou Universität Freiburg) dará o quadro institucional para a realização de novos projetos de Pós-Graduação coordenados e a internacionalização da pesquisa brasileira.

Dinâmica da reunião:

O Primeiro Encontro Internacional do Projeto Processos Urbanos não se estrutura como um Congresso convencional, mas sim como um espaço conjunto em que todos os participantes compartilham informações, resultados, perspectivas teóricas, etc. Nesse sentido, somente a presença em todas as sessões permitirá o planejamento das atividades futuras do Projeto.  Além das conferências programadas, serão aceitas comunicações relacionadas à temática do evento. Clique aqui e saiba mais.

Célia Lopes (UFRJ/CNPq/FAPERJ): celiar@unisys.com.br

Uli Reich (Köln/UFRJ): uli.reich@uni-koeln.de 



Evento comemorativo dos 200 anos da vinda da Família Real para o Rio de Janeiro

Apoio:

faperj capes