Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa     
Área de Língua Portuguesa
1. Língua e sociedade: variação e mudança
Descrição da realidade lingüística do português nos planos sincrônico e diacrônico. Debate teórico acerca da mudança lingüística e das interpretações sobre a formação histórico-social da língua.

2. Língua e ensino
Exame das normas e registros que caracterizam o português nos níveis semântico-lexical, fonético-fonológico, morfossintático e textual, com vista ao seu ensino como língua 1 e língua 2.

3. Língua e discurso
Relação entre gramática e discurso. Implicações teóricas decorrentes de situações de interface dos diversos níveis de análise lingüística na descrição do português brasileiro.

4. Língua e acústica
Abordagem instrumental dos fenômenos segmentais e prosódicos do Português do Brasil, em suas relações com a sintaxe, a semântica e a pragmática. Fonologia Experimental. Interface com a Engenharia da Fala.


Área de Literatura Brasileira
1. Estudos de narrativa brasileira
Estudo de autores, gêneros, formas e temas do discurso narrativo. Relações entre a narrativa ficcional e as demais modalidades narrativas.

2. Estudos de poesia brasileira
Estudo de obras e autores. Gêneros, formas e temas do discurso poético. Poéticas da poesia brasileira. O poema em seu espaço cultural e histórico.

3. Literatura brasileira: estudos interdisciplinares
Relações entre o discurso literário brasileiro e as demais formas de criação cultural e artística. Os estudos literários em suas relações com outros campos de investigação.

Área de Literaturas Portuguesa e Africanas
1. Literatura portuguesa e africanas: relação entre cultura e arte
O autor, o tempo, o espaço.  O texto e sua recepção:  diálogos sincrônicos e diacrônicos. Enfoques interdisciplinares da obra literária. Literatura e manifestações (multi) culturais.

2. Estudos de poesia portuguesa e africana – poesia e poética
Fundamentos sócio-culturais da poesia portuguesa e africana. Diálogo entre modernidade e tradição. Modernidade e pós-modernidade. Linhas temáticas recorrentes e procedimentos expressionais. Intertextualidade.

3. Estudos de narrativa portuguesa e africanas: relações entre memória, história e literatura
Obras e autores representativos.  Limites entre registros memorialístico, histórico e ficcional. Passado histórico e ficcional, apreensão crítica e identidade nacional. Discurso narrativo e modernidades.

| HOME | CURSOS | PRODUÇÃO ACADÊMICA | CONTATO | INSTITUCIONAL |

posvernaculas@gmail.com
Copyright © 2006 Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ