Home

UFRJ - Faculdade de Letras

O Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas forma recursos humanos para a pesquisa e a docência universitárias nas seguintes áreas:

- Estudos Literários Neolatinos (opção Literaturas Hispânicas, Literaturas de Língua Francesa ou Literatura Italiana).

- Estudos Lingüísticos Neolatinos (opção Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Italiana).

O Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas é centro de referência nacional e internacional para a pesquisa e o ensino das línguas espanhola, francesa e italiana bem como das literaturas hispânicas, de expressão francesa e italiana.

Seus objetivos podem ser sintetizados em dois pontos:

  1. Formar e capacitar docentes e pesquisadores especializados nas línguas e literaturas neolatinas e oferecer um espaço acadêmico de produção de conhecimento e reflexão sobre seu ensino e aprendizagem.
  2. Desenvolver pesquisas integradas que incorporem teorias e enfoques metodológicos atuais das áreas de Lingüística, Lingüística Aplicada e Teoria Literária, Literatura Comparada, Poética , voltados respectivamente para as línguas e literaturas neolatinas.

Desde sua criação, em 1970, o Programa desenvolve suas atividades de docência e pesquisa visando uma real integração dos estudos lingüísticos e literários e buscando o diálogo interdisciplinar.

As perspectivas de evolução do Programa são:

  1. Uma reflexão teórico-crítica que leva em consideração a especificidade do campo de ensino/ aprendizagem de línguas e literaturas estrangeiras modernas no contexto educacional da realidade brasileira.
  2. Uma política institucional de convênios e parcerias nacionais e internacionais para o desenvolvimento da pesquisa e a divulgação de resultados.

Duração máxima
MESTRADO: 30 meses
DOUTORADO: 48 meses

Público-alvo
MESTRADO: portador de diploma de graduação de qualquer área de conhecimento
DOUTORADO: portador de diploma de mestrado em Letras ou em área afim