O acervo do Projeto NURC-RJ (Projeto da Norma Urbana Oral Culta do Rio de Janeiro), ora disponível on-line, constitui referência nacional para estudos da variante culta da língua portuguesa. Trata-se de entrevistas gravadas nas décadas de 70 e 90 do século XX, num total de 350 horas, com informantes com nível superior completo, nascidos no Rio de Janeiro e filhos de pais preferencialmente cariocas. Para garantir a permanência de um dos mais importantes bancos de dados de oralidade urbana culta, deu-se início à digitalização do material, no sentido de preservar a memória nacional. A relevância desta tarefa específica foi bem traduzida pelas palavras de Antenor Nascentes, no Prefácio da primeira edição (1922) de O Linguajar Carioca: "nosso trabalho não é para a geração atual; daqui a cem anos, os estudiosos encontrarão nele uma fotografia do estado da língua e neste ponto serão mais felizes que nós, que nada encontramos do falar de 1822".

As entrevistas foram gravadas em fitas de áudio, transcritas de acordo com normas previamente definidas, tendo sido organizadas em amostras distintas:

1. Total da Amostra

2. O material publicado em 3 volumes de acordo com o tipo de texto:

    2.1. Elocuções Formais (EF) = aulas, conferências, palestras etc.

    2.2. Diálogos entre informante e Documentador (DID) = entrevistas sobre diferentes temas feitas diretamente entre entrevistador/entrevistado.

    2.3. Diálogos entre dois informantes (D2) = gravação de um diálogo (conversa) entre dois entrevistados com a presença de um documentador.


3. O corpus comparativo da década 70-90 organizado para análise em tempo real de curta duração, igualmente distribuídos por faixa etária e gênero, num total de 38 entrevistas.

    3.1. Amostra Década de 70 = 11 inquéritos do tipo DID

    3.2. Amostra Recontato Década de 90 = 11 novas gravações com os mesmos entrevistados da Amostra de 70

    3.3. Amostra Complementar década de 90 = 16 gravações com novos informantes.


4. Amostras com áudio

5. Digitalização do Questionário de Fonética e Fonologia




APOIO:


Projeto: Para uma História do Português do Brasil - UFRJ.