Paula Tatianne Carréra Szundy - Prof. Adjunto

CV Lattes 

Doutorado

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2005. Orientadora: Maria Antonieta Alba Celani. Tese: A construção do conhecimento no jogo e sobre o jogo: ensino-aprendizagem de LE e formação reflexiva.

 

Áreas de interesse

Formação de professores; ensino-aprendizagem de línguas, gêneros discursivos e ensino de línguas.

 

Projeto de pesquisa em andamento

Transposição didática de gêneros e formação de professores de língua estrangeira (2010) - Com o intuito de articular processos de implementação e análise de propostas de modelização didática de gêneros com atividades de ensino na graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, este projeto tem como objetivo central engajar o graduando e pós-graduando na implementação e/ou análise de práticas de ensino que utilizam gêneros discursivos/textuais como instrumentos para construção da compreensão/produção oral e escrita em LE de forma a promover a transposição e confronto de conhecimentos teórico-metodológicos para situações concretas de ensino-aprendizagem visando o engajamento do professor-pesquisador em um processo contínuo de reflexão e transformação da prática. O projeto tem como pressuposto teórico central o paradigma sócio-histórico de ensino-aprendizagem e da linguagem, especialmente em sua vertente vygotskiana e bakhtiniana. Dentre os construtos da vertente sócio-histórica que fundamentam o processo de construção de conhecimento no projeto detacam-se as concepções de aprendizagem-e-desenvolvimento da psicologia sócio-histórica de Vygotsky, de linguagem postuladas pelo círculo de Bakhtin (especialmente de ideologia, enunciado, gênero e dialogismo), de ensino-aprendizagem de LE defendidas por documentos prefigurativos (PCN-LE e OCEM-LE) e de transposição didática de gêneros para sala de aula de línguas (especialmente Schneuwly e Dolz, 2004). 

Endereço

Av. Horácio Macedo, 2151 - CEP 21941-917, Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ