Rodrigo Borba

É Professor Assistente de Língua Inglesa no Depto de Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS(2005). É mestre em Lingüística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada da UFRJ (2008). Seus interesses de pesquisa estão voltados à construção de identidades, gêneros e sexualidades a partir de perspectivas da Antropologia Lingüística, da Análise da Conversa e da Sociolingüística Interacional. Desenvolve pesquisas etnográficas nas quais investiga os mecanismos discursivo-identitários emergentes de interações médico-paciente em Programas de Disforia de Gênero de hospitais públicos e projetos de ONGs que visam à prevenção de DST/aids. Em 2007, co-coordenou o simpósio temático Linguagem, gênero e sexualidade: estudos lingüísticos sobre a construção de identidades sociais no 16º Inpla (Puc-SP). Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais como Gender and Language, Revista de Estudos Feministas, Cadernos de Linguagem e Sociedade, Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Trabalhos em Linguística Aplicada e Entrelinhas. Nos últimos anos vem participando de eventos de âmbito nacional e internacional como IGALA 3, 33 NWAV, 8º Salinguas, Linguagem e Interação, Discurso, Identidade e Sociedade, 7º Fazendo gênero. É membro associado da International Gender and Language Association - IGALA. Tem experiência em Linguística Aplicada, Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, Análise da Conversa Aplicada, linguage e identidade, gênero, transgênero.
http://lattes.cnpq.br/4245787890844219