Resumos

Domingo, 31 de julho de 2011
Por Sílvia Becher e Kátia Tavares

A Literacy Approach to the Digital Divide - Mark Warschauer
Resumo: O termo “exclusão digital” é normalmente usado para fazer referência ao acesso desigual de diferentes camadas da população às novas tecnologias. Mas a noção que subjaz ao termo ainda não está muito clara. Neste trabalho, discutimos esse conceito focalizando pesquisas anteriores a respeito de acesso à informação. Três formas de acesso são consideradas: acesso a equipamentos, à conexão contínua e a novas práticas sociais, sendo este último tipo de acesso o mais abrangente e valioso. Pesquisas anteriores sobre letramento fornecem um arcabouço útil para que se possa interpretar o sentido de exclusão digital com base nas práticas e não só na disponibilidade de conexão e dispositivos. O acesso tecnológico, assim como o letramento, apresenta uma natureza múltipla, é dependente de seu contexto, é estratificado ao longo de um continuum, está intimamente ligado aos benefícios que traz para funções sociais específicas e, ainda, resulta, não só da educação e da cultura, mas também de estruturas de poder. A exclusão digital e o letramento implicam, também, novas formas de representação e produção semiótica. Pesquisas realizadas em escolas revelam como é importante entender melhor o que caracteriza a exclusão digital. Vários esforços de reformas educacionais que privilegiam um equipamento, tais como o programa “Um Computador por Criança” (One Laptop per Child) se mostraram ineficientes, enquanto aqueles programas que dão apoio a novas formas de construir sentido e de interação social têm resultado em benefícios mais significativos.
Palavras-chave: letramento, tecnologia, exclusão digital, mídia.

Abstract: Unequal access to new technology is often referred to as the "digital divide." But the notion of a digital divide is unclear. This paper explores the concept by attention to prior research on information access. It considers three forms of access, to a device, to an ongoing conduit, and to new social practices, with the latter being the most encompassing and valuable. Earlier research on literacy provides a useful framework for an interpretation of the digital divide based on practices, rather than merely devices or conduits. Both literacy and technology access are multiple, context-dependent, stratified along continua, tied closely for their benefits to particular functions, and dependent on not only education and culture but also power. They also both entail new forms of semiotic interpretation and production. Research in schools illuminates the importance of a precise understanding of the digital divide. Educational reform efforts that place emphasis on a device, such as the One Laptop per Child program, have proven unsuccessful, while those that support new forms of meaning-making and social engagement bring more significant benefits.
Keywords: literacy, technology, digital divide, media.


Nurturing Affinity Spaces and Game-Based Learning - James Paul Gee & Elisabeth Hayes
Resumo: Nesse trabalho, defendemos que, para entender como jogos eletrônicos dão suporte à aprendizagem e para desenhar jogos eletrônicos para fins educacionais, os educadores e pesquisadores precisam pensar além dos elementos do software do jogo – devem refletir sobre as práticas sociais, ou o “meta-jogo”, que ocorrem no jogo em si e no seu entorno. Partindo de estudos de sites de fãs do jogo The Sims (um jogo eletrônico muito popular), identificamos características do que denominamos “espaços de afinidade estimulantes”, que entendemos ser bons apoios para a aprendizagem e contrastamos tais características com a forma de organização típica das escolas. Entender como tais espaços são construídos e sustentados parece ser uma questão central para pesquisas futuras sobre jogos eletrônicos e aprendizagem. Concluímos o trabalho identificando áreas relevantes para futuras investigações.
Palavras-chave: jogos eletrônicos, aprendizagem, espaços de afinidade.

Abstract: In this paper, we will argue that to understand how gaming supports learning, as well as to design games for educational purposes, educators and scholars must think beyond elements of the game software to the social practices, or “meta-game,” that take place within and around games. Based on studies of fan sites associated with the popular computer game The Sims, we identify features of what we call “nurturing affinity spaces” that are particularly supportive of learning, and contrast these features with how schools are typically organized. How such spaces are developed and sustained remains a central question for future research on games and learning, and we conclude by identifying key areas for further investigation.
Keywords: games, learning, affinity spaces.


A expressão da identidade como fator gerador de pertencimento em projetos educativos em ambiente on-line - Eugênio Paccelli Aguiar Freire
Resumo: Este artigo busca esclarecer a importância da consideração das identidades dos sujeitos nas práticas pedagógicas em projetos educativos em ambiente on-line. Importância sublinhada pela percepção da expressão da identidade como fator ampliador das possibilidades de desenvolvimento do pertencimento dos alunos em educação, tanto entre si quanto para com o projeto do qual participam, contribuindo, dessa forma, para a construção de um cenário educativo mais interessante para os discentes. Um cenário marcado, dessa forma, por uma maior propensão ao desenvolvimento de uma postura ativa de seus alunos em favor da ampliação dos avanços educacionais. Utilizando como referencial teórico o trabalho de Paulo Freire e Celestéin Freinet, fizemos uso da pesquisa qualitativa realizando um estudo de caso do site educativo “guanabara.info”, através da coleta de dados por entrevista semi-aberta, feita na modalidade “a distância”, com alguns de seus usuários. Como conclusão, apresentamos a confirmação dos pressupostos elaborados referentes à relevância do trabalho das identidades dos sujeitos para o melhoramento de projetos educativos em ambiente on-line.
Palavras-chave: tecnologia educacional, educação on-line.

Abstract: This article attempts to clarify the importance of considering the students’ identities in online educational projects. This importance is underlined by the perceived importance of identity expression as a factor magnifying the possibilities of developing the “membership” of students in education, both among themselves and to the project, contributing to the construction of a more interesting educational scenario for the students. A scenario marked by a greater propensity to develop an active attitude of the students in favor of the expansion of their educational advances. Using the theoretical work of Paulo Freire and Celestéin Freinet, we made use of qualitative research by performing a case study of the educational site "guanabara.info" by collecting data through semi-opened online interviews with some of its users. In conclusion, we present the confirmation of the assumptions made regarding the relevance of the work of the students’ identities for the improvement of online educational projects.
Keywords: educational technology, online education.


Da sala de aula ao ciberespaço: trabalhando por uma nova prática pedagógica - Andrea de Farias Castro
Resumo: Esse artigo apresenta o desenvolvimento de uma disciplina para alunos de diferentes cursos de graduação, reunidos em uma eletiva universal. O conteúdo, voltado ao estudo da tecnologia educacional e da prática pedagógica foi apresentado com o uso de diferentes recursos de tecnologia, mas, sobretudo apoiado na expansão da sala de aula ao ciberespaço. A dinâmica propunha que os alunos se associassem a um grupo no portal Yahoo onde, para que ampliassem suas interações, foram utilizados recursos que iam além da troca de mensagens. Neste caso foram as imagens, como linguagens que impregnam o contexto social que habitamos, que serviram de fator motivacional para elevar as reflexões sobre o conteúdo estudado, além de fomentar as interações entre os participantes. A experiência, cujo objetivo era proporcionar uma vivência coerente com a teoria, apresentou resultados satisfatórios ao final do processo. Os dados apresentados basearam-se em registros feitos pelos alunos na sua participação no grupo e nos rlatórios finais de conclusão de curso.
Palavras-chave: educação, tecnologia, prática pedagógica.

Abstract: This article presents the development of a course program for students from different university courses attending a single universal elective class. The content, focused on the study of educational technology and pedagogical practice, was supported by expanding the classroom to cyberspace. In a discussion group in Yahoo Services, the use of images increased interaction among students and made them go beyond the exchange of messages. By providing a practical experience consistent with the theoretical principles, the process achieved satisfactory results. The data presented were based on notes made by students during their interactions in the Yahoo group and on the final reports required for the completion of the course.
Keywords: education, technology, pedagogical practice.


O perfil do aluno do primeiro ano do curso de Letras da PUC-SP frente à modalidade semipresencial - Adolfo Tanzi Neto & Angelita Quevedo
Resumo: Esse artigo pretende relatar os resultados iniciais de um estudo de caso que se insere na interface das seguintes áreas: educação a distância (EAD) e formação de professores para contextos digitais. Nesse estudo, analisamos o perfil do aluno ingressante no curso de Letras da PUC-SP no que diz respeito às competências e habilidades necessárias para uma aprendizagem no ambiente digital e observamos o desempenho de cada perfil ao longo da disciplina. Um total de 96 alunos teve seus perfis analisados com base em seu engajamento na primeira disciplina oferecida na modalidade semipresencial do curso. A participação nos fóruns de discussão, a realização das tarefas e as avaliações obtidas foram aspectos considerados para o engajamento dos alunos. Os dados coletados basearam-se nas expressões escritas registradas nos fóruns da disciplina. Mediante uma metodologia de análise quantitativa e qualitativa, as expressões escritas dos alunos foram analisadas e interpretadas. Os resultados apontam para três tipos de perfil: aberto, semi-aberto e fechado e, a observação do desempenho de cada um traz contribuições significativas sobre aspectos de desenho de curso e da importância da interação entre seus pares.
Palavras-chave: educação a distância, formação de professores, perfil de aluno.

Abstract: This article presents initial results of a study case that is inserted in the following interfaces: distance learning and development of Language Teachers for digital educational contexts. This study analyzed the profile of first-year-college students of the Language Teaching Courses at PUC-SP in relation to core competences and abilities that are necessary in digital learning environment. A total of 96 students had their profiles analyzed according to their engagement in the first blended learning discipline offered in their course. Students’ engagement was considered as to their participation in the discussion forums, accomplishment of the tasks and their evaluation results. This study uses data collected from the students’ posts in the discussion forums of the discipline and the teachers’ evaluation. An interpretative and statistical data analysis was done and the results demonstrated three types of profiles: open, semi-open and closed. The analysis of the way each type of profile engaged to the course may bring significant contributions as to course design and interaction importance among peers.
Keywords: distance learning, teachers’ development, student profile.


Reflexões sobre o papel de mediador em discussões do fórum de um curso on line - Ana Lygia Cunha
Resumo: A participação de alguns alunos na discussão do fórum do Curso de Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa, ofertado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, sugere que estes se tornam mediadores, já que se interpõem e transformam a relação dos colegas com o meio em que estão inseridos pela utilização deliberada de instrumentos mediadores. A presente investigação tem por objetivo observar 1) se a mediação feita por eles pode ser considerada de qualidade e 2) até que ponto ela pode ser útil ao professor na seleção de estratégias a serem usadas em sua prática docente. Neste trabalho propõe-se verificar, com base nos critérios de Feuerstein (1991), se tais alunos são mediadores e, em caso afirmativo, se essa mediação é dotada de qualidade, pedagogicamente falando. Para alcançar tais objetivos, julga-se útil a busca das respostas às seguintes questões: Com base em que critérios é possível analisar a qualidade da mediação feita por alunos? Como a mediação feita por alunos pode ser útil ao professor na seleção de estratégias a serem usadas em sua prática docente? As fontes teóricas para a realização da pesquisa são as teorias sócio-histórica, de Vygotsky (2008), e da aprendizagem mediada, de Feuerstein (1991), que tratam da mediação, além de trabalhos de alguns dos estudiosos de tais teorias. A constatação da existência de alunos mediadores na interação que se dá no fórum de discussão do curso observado evidencia que a mediação não está atrelada somente a papéis sociais e sugere a possibilidade de o professor contar com a mediação promovida por alunos, o que condiz com a proposta da educação a distância de incentivar a interação.
Palavras-chave: Mediação, interação, educação a distância, fórum de discussão.

Abstract: The participation of some students in the discussion forum of the Specialization Course in Teaching and Learning the Portuguese Language, offered by the Faculty of Letters of the Federal University of Pará, suggests that they become mediators, since it transforms the way and the relationship with colleagues in the environment in which they are inserted, by the deliberate use of mediating tools. This research aims to observe a) if the mediation made by them can be considered quality mediation and 2) how far mediation may be useful to the teacher in the selection of strategies to use in teaching practice. This paper intends to verify, based on the criteria of Feuerstein (1991), if such students are mediators and, if so, whether mediation is provided with quality, pedagogically speaking. To achieve these goals, it is deemed useful to search for answers to the following questions: Based on which criteria is it possible to analyze the quality of mediation made by students? How can mediation made by students be useful to the teacher in the selection of strategies to use in teaching practice? The theoretical sources for the research are the socio-historical theory of Vygotsky (2008) and the mediated learning theory of Feuerstein (1991), which deal with mediation, as well as some of the work of scholars of such theories. The presence of student mediators in the interaction that occurs in the course discussion forum gives evidence that mediation is not only linked to social roles and suggests the possibility of allowing the teacher to use mediation promoted by students, which is consistent with the proposal by which distance education encourages interaction. Keywords: Mediation, interaction, distance education, discussion forum.


A contribuição da análise contrastiva e de um corpus de erros para o desenho de um dicionário de espanhol para aprendizes brasileiros - Carolina Fernandes Alves
Resumo: Este artigo está inserido em um projeto de pesquisa que visa estabelecer as bases teórico-metodológicas para a elaboração de um dicionário de espanhol para aprendizes brasileiros. Estudamos quais interferências ocorrem entre português e espanhol e que efeitos causam na lexicografia de aprendizagem. Este trabalho trata de tal discussão, abordando as interferências do português na aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Objetivamos discutir a utilidade da Análise Contrastiva e de um corpus de erros na construção de um dicionário de aprendizes. Como metodologia, compilamos um pequeno corpus oriundo de 25 textos de aprendizes universitários de espanhol. Os primeiros resultados indicam que analisar um corpus de erros auxilia no planejamento de soluções lexicográficas para as interferências linguísticas.
Palavras-chave: lexicografia de aprendizagem, análise contrastiva, corpus de erros, interlíngua.

Abstract: This article is inserted in a research project which aims to establish the theoretical-methodological bases for the compilation of a Spanish dictionary for Brazilian learners. We study which interferences occur between Portuguese and Spanish and which effects they cause on learner lexicography. This paper deals with this discussion approaching the interference of Portuguese as far as the process of learning Spanish as a foreign language is concerned. Our objective here is to discuss the usefulness of Contrastive Analysis and of a corpus of errors when a learner's dictionary is built. As a methodology, we compiled a small corpus taken from 25 texts written by academic learners of Spanish. The first results point that analyzing a corpus of errors can be helpful in the planning of lexicographical solutions for linguistic interferences.
Keywords: learner lexicography, contrastive analysis, corpus of errors, interlanguage.


Discurso literário e Linguística de Corpus: uma visão empírica - Sonia Zyngier & Vander Viana & Natália Giordani Silveira
Resumo: O presente artigo tem por objetivo demonstrar como estudos na interface entre língua e literatura podem utilizar a Linguística de Corpus para desenvolver análises pautadas em dados reais, evitando, até certo ponto, o subjetivismo de interpretações hermenêuticas. A partir das noções de estranhamento e foregrounding, e da descrição da linguagem proposta pela Linguística de Corpus, os estudos aqui descritos indicam apenas alguns dos caminhos a serem trilhados por aqueles que desejam trabalhar na confluência entre Literatura e Linguística de Corpus.
Palavras-chave: discurso literário; Linguística de Corpus; análise textual; abordagem empírica.

Abstract: This article demonstrates how studies which work on the interface between language and literature can resort to Corpus Linguistics to develop evidence-based analyses. In this sense, they avoid – to a certain extent – the subjectivism of hermeneutic interpretations. From the notions of foregrounding and defamiliarization and from the description of language proposed by Corpus Linguistics, the studies here described indicate but a few paths to be taken by those who intend to work on the meeting-ground between Literature and Corpus Linguistics.
Keywords: literary discourse; Corpus Linguistics; text analysis; empirical approach.