Apresentação

Domingo, 31 de julho de 2011
Por Sílvia Becher e Kátia Tavares *

Nesta edição especial dos Cadernos de Letras em que tratamos de questões sobre o uso da tecnologia em sua interface com a educação e/ou a linguagem, apresentamos uma pequena amostra da diversidade de estudos, pesquisas e experiências nesse campo sob diferentes perspectivas. Com os artigos aqui reunidos, podemos perceber a importância de implementar a tecnologia de forma justificada, seja em função dos fundamentos didáticos que embasam sua aplicação no ensino, seja em termos do respaldo linguístico para compreensão de processos de uso da linguagem. Partimos de um primeiro artigo de caráter introdutório onde apresentamos e comentamos os outros oito artigos da edição. O segundo texto discute o acesso à tecnologia digital e às práticas sociais mediadas pelas novas tecnologias ao passo que os artigos seguintes abordam formas de potencializar a aprendizagem com o uso dessas tecnologias, seja através de games e das comunidades que se criam em torno desses games (no terceiro artigo) ou através da promoção da sensação de pertencimento em projetos educativos em ambiente on-line a partir da expressão da identidade dos participantes (no quarto artigo). Ainda discutindo o uso das novas tecnologias na educação, apresentamos três textos (quinto, sexto e sétimo artigos) que focalizam o contexto do ensino superior, questionando os novos papeis de alunos e professores com a inserção de ambientes virtuais de aprendizagem. Finalizando, temos dois textos (oitavo e nono artigos) que abordam o uso da tecnologia em pesquisas na área de linguagem (língua e literatura) através da análise de corpora. Esperamos que nossos leitores apreciem a diversidade aqui apresentada e se sintam inspirados a aprofundar suas reflexões sobre ‘Linguagem, Educação e Tecnologia’.

As Editoras


* Este número foi editado por: Sílvia Becher (pela Comissão Editorial) & Kátia Tavares (Editora Convidada). Colaborou Juliana Anunciação Almeida, como Assistente de Editoria.